-
Arquitetos: Grupo Culata Jovái
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma grande casa no centro de Assunção, que passou por diferentes fases e reformas, deve voltar a ser convertida em um lar. O desejo principal é a integração de alguns espaços e a melhoria das condições gerais do volume sem alterar a tipologia. Isto é feito de forma muito simples: retirando as sobras acumuladas em usos anteriores, favorecendo a entrada de luz e ventilação natural, reparando a construção quando necessário e reutilizando os materiais das demolições sempre que possível.
"O nome das coisas. A água caiu na pedra. O primeiro nome, onomatopaico, provavelmente. Nesse nome (o prenome), um vínculo: o som emitido refere-se ao que se nomeia."
“Se nos contentarmos com a semântica, é possível que também tenhamos fome daquele lugar, ali, onde nascem os significados”.
"Felizmente, encontramos nomes diferentes para a mesma coisa, ou um único nome para lugares diferentes (ou: coisas, pessoas, sentimentos e pássaros)."
“Esta casa, pelo nome, remete á outras formas de convivência. No entanto, quem a habita a chama de Sérvia, porque é o cenário da vida”.